Molho de beterraba

Curioso como no nosso dia a dia nem sempre nos apercebemos das várias experiências que podemos ter com alimentos que usamos frequentemente. Numa conversa com a Susana fiquei a "conhecer" o molho de beterraba! Ela contou que num restaurante italiano serviram um prato de massa, guarnecido apenas com um simples e belo molho de beterraba!
Claro está que fiquei em extase com a ideia! Com não havia pensado nisso?! Nesse mesmo dia ao jantar decidi experimentar.
Tenho duas versões diferentes, gostei de ambas!
Ingredientes de um tipo de molho:
- 1 beterraba grande
- 1 dente de alho
- +- 2 colheres de sopa de bebida de amêndoa natural
- um fio de óleo de sésamo (ou azeite)
- sal e pimenta preta q.b.
Cozi a beterraba e o alho ao vapor e depois foi só juntar tudo na liquificadora ( ou usem a varinha mágica).
Ingredientes para um molho que fica mais pastoso:
- 1 beterraba grande
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de levedura nutricional ( podem usar levedura de cerveja em pó)
- 1 colher de sopa de molho tamari
- um fio de óleo de sésamo (ou azeite)
- 2 a 3 colheres de sopa de água
Encontrei esta levedura nutricional pela primeira vez numa ervanária, e é realmente difícil de encontrar este produto!
Muito usado para fazer versões de queijo vegan, tem um sabor e cheiro que até se assemelha ao queijo! Parece ser rica em minerais e vitaminas do complexo B. Ao contrário da levedura de cerveja não tem glúten, é ainda mais rica e não é amarga. É um fermento inativo que provem de uma levedura (Saccharomyces cerevisaie) que resulta da fermentação do melaço.
Não deve ser cozinhada a altas temperaturas para não perder o seu valor nutritivo. Se encontrarem experimentem porque vão adorar...
Numa sertã coloquei azeite, alho esmagado e alguns cajus ao natural. Salteei aqui cenoura ralada, cebola, cogumelos e espinafres. Tinha massa integral cozida, juntei tudo e sai uma refeição pronta a comer quente ou fria. Este molho fica mais tipo uma pasta, podem adequar ao vosso gosto consoante a quantidade de líquido que juntam.
Aproveitei e levei a marmita mais colorida!
