Corantes naturais para coberturas e cremes de bolo 

07-02-2017

Uma forma muito mais saudável, os miúdos vão adorar...e os graúdos também :)

Vejam a receita do bolo aqui

Bem...esta foi uma manhã divertida!! Depois de algumas experiências descobri que resulta e de uma forma tão natural...


Como colorir cremes/coberturas de bolo sem usar corantes?! 


Estes foram os alimentos que usei para dar cor. Curcuma em pó, sumo de beterraba bio ( podem fazer em casa, ou ralar um pouco de beterraba e espremer bem) e matcha em pó. Mas podem usar abacate. 



Um pequeno mimo para dias de festa, uma versão bilógica e mais saudável que descobri. Estes comprei numa loja Celeiro.

Quanto à cobretura ou creme, há várias sugestões,deixo algumas. 

Vegan:

podem usar um creme de tofu para barrar e adoçar a gosto (açúcar em pó, geleria de arroz, mel, entre outros) e colorir. Podem fazer tipo um leite creme e colorir, por exemplo com bebida de soja adoçada juntam um pouco de kuzu (desfeito antes num pouco de água) e vai ao lume, mexendo. Adicionam agár-agár e deixam arrefecer para ficar cremoso. Há no mercado várias versões de "natas" de soja, arroz , côco que também podem utilizar. o próprio creme de côco pode dar um sabor diferente e exótico.

Com queijo creme:

aqui usei um queijo creme para barrar. Podem esolher versão magra ou normal. Basta bater o queijo com algo doce, usei geleia de arroz, mas liga muito bem também com açúcar em pó. Provem e adequem quantidades. Evito usar natas, mas podem ustilizar! 

Depois mãos à obra...misturem e encontrem novas cores.

Juntem pequenas quantidades de cada vez, mexam, vejam a cor que fica e ajustem. Atenção aos sabores também, a curcuma tem sabor forte não abusem na quantidade. Até dá para fazer legos com quadrados de bolo! E borratar com dedo a cobertura de bolo! 

Espero que se divirtam tanto como eu.